Quando se vê esse tipo societário pela primeira vez, o primeiro pensamento é a grande possibilidade de esta sociedade acobertar fraudes. Depois de uma análise mais detalhada, percebe-se que este modelo trás muitas vantagens para os sócios e para a sociedade de um modo geral.
A primeira vantagem para os sócios participantes é o fato destes não serem alcançados para o atendimento dos credores da empresa. Isso causa uma maior segurança para os sócios que não possuem nenhum interesse em particular ativamente do dia-a-dia da empresa, participando apenas do lucro.
Outra vantagem desse tipo societário é a segurança que o art. 992 do Código Civil traz aos sócios participantes. Segundo este artigo a constituição da sociedade em conta de participação pode ser provada por todos os meios de direito, seja mediante documentos ou testemunha, o que dá ao sócio maior segurança do reconhecimento da sociedade, compensando o fato deste modelo ser conhecido apenas entre os participantes da empresa.
Além das vantagens já levantadas, podemos mencionar o forte controle dos números de quotistas da sociedade. Esse controle garante que o lucro não seja dividido com um número maior de pessoas, o que garante, em última análise, um controle da distribuição do lucro.
Para o sócio ostensivo, a principal vantagem é a facilidade de arrecadar capital dos demais sócios, o que compensa o fato deste atender ilimitadamente por todas as obrigações da empresa e como este sócio é responsável por todas as decisões, o risco para ele depende unicamente de suas habilidades.
Para a comunidade que abriga a sociedade em cota de participação, a maior vantagem é a maior circulação do capital, que de outra forma ficaria investido apenas nos bancos.
A sociedade em cota de participação garante aos sócios participantes grande segurança, seja na relação com terceiros, seja na relação entre eles, o que torna esse sistema societário perfeito para quem busca uma forma de investimento sem maiores preocupações e sem a grande flutuação de outros tipos societários. Para os demais entes, comunidade e sócios ostensivos, as vantagens compensam os riscos inerentes a esse modelo societário.