O Processo Empreendedor corresponde ao caminho que o Empreendedor deve percorrer para realizar seu sonho.
Todo ano, as Juntas Comerciais registram a abertura de aproximadamente 470 mil novas empresas no País. Muitas delas não ultrapassam a barreira do segundo, terceiro ou quarto ano de vida: 49,4% morrem com até dois anos de existência, 56,4% com até três, e 59,9% com até quatro anos de mercado.
O caminho a ser percorrido pelo Empreendedor é longo e não tem fim, lógico que existirão algumas barreiras que precisarão ser vencidas se o Empreendedor pretende realizar seu sonho. O sucesso dependerá dele mesmo.
O Empreendedor é importante para a economia, paras as empresas e para a sociedade como um todo, pois é ele que percebe uma oportunidade de negócios e transforma num negocio contribuindo para o desenvolvimento da economia, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades de negócios. E como se verificará posteriormente. Empreendedor pode ainda trazer ideias e ações inovadoras à empresa onde atua tornando esta empresa mais competitiva e ainda aponta soluções inovadoras aos problemas sociais.
Para uma empresa ser criada, é preciso que alguém capaz de observar, avaliar e formular um Empreendimento e que ainda seja capaz de gerar bens, criando novas empresas e serviços absorvedores de mão-de-obra, á desenvolva e, este alguém é o Empreendedor. Para isto deve seguir um procedimento, denominado de Processo Empreendedor.
Geralmente as empresas instituídas pelos Empreendedores são de pequeno e médio porte, ou até mesmo as microempresas, que por sinal são muitos importantes para o desenvolvimento econômico e à criação de novos empregos. E isto ocorre pelo fato delas representam uma proporção expressiva da economia mundial, em alguns países correspondem cerca de cinquenta por cento (50%) do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, (2003) apresentado por Freitas et al “as empresas com até dezenove pessoas destacam se como as grandes geradoras de ocupação, e representam noventa e sete por cento (97%) das entidades legais inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)”.
Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Características Empreendedoras
Hornaday (1982) e Timmons (1994) detectaram algumas características onde algumas destas são naturais devendo ser despertadas e outras devem ser aprendidas, dentre as características identificadas pode-se citar as seguintes.
A. Possui a capacidade de antecipar-se aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, ou desenvolver novos produtos e serviços, ou ainda propor soluções inovadoras.
B. Busca autonomia em relação a normas e procedimentos.
C. Mantém sua autoconfiança, otimismo e seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores e expressando confiança na sua própria capacidade de complementar tarefa difícil ou de enfrentar desafios e ainda tem a necessidade de realização.
D. Faz sacrifícios pessoais e se esforça para completar uma tarefa. E ainda colabora com os subordinados, ou até mesmo assume o lugar deles para terminar um trabalho.
E. O Empreendedor sempre capricha para manter os clientes satisfeitos e coloca a boa vontade em longo prazo acima de lucro em curto prazo.
F. Acredita no que faz e é comprometido e, além disso, é perseverante e tenaz. Ou seja, enfrenta os obstáculos decididamente buscando ininterruptamente o sucesso, mantendo, ou mudando as estratégias de acordo com as situações e ainda é capaz de se dedicar intensamente às atividades e sabe concentrar seus esforços para alcançar resultados.
G. Sabe fixar metas e objetivos e atingi-las, realizando planejamentos e monitoramento sistemático. Ele planeja, divide tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos, revisar firmemente seus planos considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais, mantêm registros financeiros e os utiliza para tomar decisões. Onde Planejar é decidir, antecipadamente, o que fazer, de que maneira, quando e quem deve fazer de forma branda e baseada em conhecimentos, estimativas e finalidades e requer seriedade e profissionalismo. Com o planejamento selecionam-se as alternativas, determinam-se as metas e as maneiras de alcançá-las. E ainda revela as possibilidades de desenvolvimento no futuro, se delineia o caminho para o Empreendedor alcançar suas metas. É só planejando que o Empreendedor consegue organizar o seu negócio, identificar e extrair o melhor proveito das oportunidades com que se depara constantemente. Entretanto, para isso é preciso: avaliar suas aptidões pessoais, presumir as atividades a serem realizadas para atingir as metas, considerar os procedimentos burocráticos, empregar o capital com moderação, conhecer todo o processo da atividade desenvolvida, ter em mente algumas alternativas (no caso de algo inesperado ocorrer). E ainda, participar de eventos relacionados ao ramo envolvido, conhecer o nicho em que estará envolvido, elaborar cronograma de atividades, envolvem toda a equipe na “cultura de venda” e determinar o nível de responsabilidade das pessoas encarregadas de realizar as atividades. Já o monitoramento é a capacidade de acompanhar todo o processo percorrido para alcançar a meta, utilizando instrumentos e procedimentos que imponham sua trajetória e possam confirmar se o rumo está correto, ou se necessita de correções.
H. Busca continuamente informação. É importante a capacidade do Empreendedor de se empenhar pessoalmente no levantamento de informações relacionadas à sua empresa, seus clientes, seus parceiros e seus concorrentes. A incessante busca de novas informações o ajuda a manter a competitividade necessária no Mercado onde atua. Assim, ele consegue estabelecer metas, planejar e desenvolver melhor o seu negócio. A ampliação do conhecimento sobre seu setor, sobre novas tecnologias, sobre o futuro do Mercado dará ao Empreendedor fundamento sólido para a tomada de decisões acerca do desenvolvimento do seu negócio. É preciso identificar, que informações são importantes, onde e de que forma as obter. A quantidade e a qualidade da informação que o Empresário dispõe permanentemente sobre o mundo dos negócios são fatores determinantes para ter sucesso frente aos concorrentes. Se bem, utilizada, informação é poder.
I. Luta contra os padrões impostos.
Se você não gosta de um sistema, precisa mudá-lo. Mas lutar contra ele não leva a nada. É preciso ser muito inteligente e pensar criativamente sobre como contorná-lo. Uma das melhores coisas a fazer é encontrar outras pessoas que pensam como você. (RODDICK apud ROSENBURG, 2007. p.67)
J. Considera o fracasso como um resultado como outro qualquer, aprendendo com resultados negativos e com os próprios erros.
K. É capaz de identificar oportunidades, tendo forte intuição. Porém antes de tirar proveito da intuição é preciso o autoconhecimento. Para Wever “o autoconhecimento facilita o entendimento de tudo a sua volta, inclusive o outro”.
L. Cria situações para obter feedback sobre seu comportamento e utiliza as informações para se aperfeiçoar.
M. Sabe buscar, utilizar e controlar recursos, sendo orientado para resultados de longo prazo.
N. É um visionário, ou seja, é um sonhador realista.
O. Cria um relacionamento próprio de relações com empregados, extraindo deles o que eles têm de melhor.
P. Cria rede de relações networking utilizando-o como suporte para alcançar seus objetivos.
Q. Desenvolve a criatividade e aprende a definir sonhos.
R. Exprime seus pensamentos através da ação.
S. Tem Capacidade de persuasão e a crença de que pode mudar o mundo.
T. Tem ousadia. Assume riscos, mais faz de tudo para minimizá-los.
U. Vontade e habilidade para criar, sendo inovador e criativo.
V. Mantém alto nível de consciência do ambiente em que vive a empregando para identificar novas oportunidades.
W. Decido que fará sempre mais e melhor, busca satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade.
X. Capacidade de encontrar novas utilidades para velhas ideias;
Y. Talento para melhorar a eficiência de um sistema, processo ou produto, o tornado mais econômico, acessível e tecnicamente superior.
25 2.1.3 Tipos de Empreendedores