O Investidor quer dinheiro.
O que a hype esconde é que empresas devem ser criadas para se sustentarem sozinhas e sim, elas podem fazer isso. Se uma empresa está começando sem perspectiva de gerar receita –não significa lucro – nos primeiros meses, existe algo de bastante errado com este modelo. Sei que você deve ter vários cases de sucesso para contra argumentar, mas pense novamente. Ao contrário do que as notícias transparecem, de cada 4 startups, apenas 1 chega a retornar rendimentos para seu investidor. Isso significa que os grandes cases inspiradores são na verdade excessões – o que deveria ser óbvio, mas vale a pena enfatizar – e a grande realidade é que este modelo não representa a melhor forma de fazer as coisas.
Para cada case de sucesso que você pensar para contra argumentar, eu tenho 3 que provam o oposto.
O que faço também questão de mencionar são empresas sem nenhuma expectativa de faturamento, a exemplo do instagram. Um monte de startups vão neste caminho, fazer um produto tentar popularizá-lo e arrumar um investimento para segurar as pontas até alguém comprar seu produto por 1 bilhão de dólares. Isso não é modelo de negócio, é loteria. Você pode citar os casos mais recentes – waze e whatsapp – mas em contrapartida a quantidade de iniciativas similares que deram errado, os cases de sucesso não chegariam nem a aparecer num gráfico para serem chamados de ponto fora da curva.
O que leva tantos empreendedores a procura do investimento perfeito é glamourização do processo de startup. Todos querem ser o novo facebook, o novo whatsapp, mas ninguém quer trocar o carro do ano por um uno 2001, sair do apartamento confortável e morar numa kitnet e trabalhar de graça por um ou dois anos, 26 horas por dia(!). Investimentos em muitos casos são - insira o mimimi sobre generalização aqui - uma muleta para os que não querem tomar as ações necessárias e levantar uma empresa nobootstrapping.
Sem dinheiro dos outros, levantar um negócio exige uma remodelagem completa do estilo de vida, nem todos estão dispostos a enfrentar este compromisso.