Pitch de sucesso
Pitch de sucesso

 

PITCH É CONHECIDO COMO APRESENTAÇÃO-RELÂMPAGO – SAIBA COMO FAZER

 

Por Thiago Aguiar*

OS SEGREDOS DE UM PITCH PERFEITO

Se você tem uma ideia na cabeça para começar um negócio, mas não tem capital para iniciar o empreendimento é possível conseguir esse aporte com investidores que apostam em ideias que sejam inovadoras.

Mas para conseguir convencer esses investidores de que sua ideia é transformadora não basta ter um excelente plano de negócios, é preciso ser convincente. A oportunidade de convencer um investidor pode surgir de forma inesperada e você vai deixar a chance passar por não estar preparado, com medo de gaguejar? Então prepare-se para esse momento que pode ser único na sua vida. Lembre-se que um empreendedor não pode perder as oportunidades.

Mas como fazer uma apresentação que seja impactante e que não seja extensa, pois afinal tempo é dinheiro. Na hora de buscar um recurso ou parceria sua apresentação precisa ter o tempo certo e a linguagem adequada. Atualmente, uma nova forma de apresentação está sendo utilizada no mundo do empreendedorismo: o pitch.

 

Mas afinal o que é isso? O  e se multiplica a cada dia na era dos negócios digitais. Pode acontecer em elevadores, salas individuais ou até em grandes auditórios e não se restringe a exposições rápidas. O importante é que o empreendedor seja capaz de mostrar sua proposta de forma clara e concisa.  Um bom pitch pode ser a oportunidade de ouro para ter seu negócio avaliado, além de instigar investidores e ganhar evidência. As apresentações servem para conseguir feedbacks importantes de pessoas que entendem do assunto.Oportunidade de ouro

Respire fundo

A sua ideia de negócio é formidável. Então respire fundo e prepare-se para falar sobre o seu negócio. Investidores buscam empreendedores que saibam resolver problemas, que sejam inspirados, competitivos, íntegros, flexíveis e, principalmente, que tenham paixão pelo que fazem. Se você tem esses requisitos é hora de preparar a sua apresentação. Mas como fazer isso?

A descrição do seu negócio deve ser precisa e simples para que até um leigo entenda. É aconselhável que o empreendedor ensaie várias versões. O discurso do empreendedor deve se ajustar a cada situação. O pitch é a primeira ponte entre quem precisa de investimento e quem quer investir. Uma apresentação bem feita garante mais atratividade e novos patamares de negociação e entrosamento, mas não um negócio fechado.

Para um pitch atrativo é fundamental deixar claro que se trata de um negócio, a sua real motivação e porque os investidores devem aportar recursos no seu empreendimento. Apresentações breves, alguns números, honestidade, firmeza no que é garantido e projeções do que o negócio pode trazer são alguns dos elementos essenciais para esse primeiro contato, afinal a primeira impressão é a que fica.

Encantando o investidor

É dever do empreendedor saber escolher o investidor certo para o seu negócio. Prospecte investidores que se identifiquem com sua empresa. Depois de escolher o investidor, prepare seu pitch. O início da sua apresentação tem que ser impactante. Conte uma história, descreva os problemas de um consumidor para, em seguida, contar como sua solução melhorou a vida dele.  Desta forma, o investidor visualizará melhor a oportunidade e avaliará se a solução realmente resolve o problema.

Saiba o que você pretende com a apresentação. Se é um recurso financeiro, indicação a outros investidores ou simplesmente mais tempo para explicar o projeto. Quem assiste ao pitch está esperando um pedido. O pedido diz muito sobre a capacidade do empreendedor, indica se ele tem noção de quanto é necessário para o negócio crescer. Valores muito abaixo e muito acima do praticado no mercado indicam que o empreendedor não pesquisou profundamente o mercado no qual atua.

Corra atrás do sim

Conhecimento do mercado e comprometimento são fundamentais para encantar o investidor. Na hora da prospecção, o empreendedor deve apresentar entusiasmo e visão de futuro, além de mostrar-se ético e comprometido com o negócio.

Se você tem uma ideia e acredita no seu negócio, pesquise, avalie a concorrência, converse com pessoas que já atuam na área, afinal, conhecimento é poder. Nunca desanime com o primeiro não que receber de um investidor. A cada não avalie onde sua proposta falhou e se aperfeiçoe para a próxima tentativa. A persistência faz parte da vida do empreendedor de sucesso. Faça apresentações simples e diretas, mantenha o foco, pois tempo é dinheiro. Corra atrás do SIM.

 

*Tiago Aguiar é advogado, empreendedor e ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa “O Aprendiz 4 – O Sócio”. Com Mestrado e Especialização em Direito Empresarial, hoje presta consultoria para empresas e empreendedores. Adora praticar wakeboard e acredita na construção de um mundo melhor, principalmente onde as pessoas possam fazer aquilo que elas gostam, e não simplesmente trabalhar por dinheiro. É autor do Livro “DÊ UM STARTUP NA SUA VIDA” publicado pela Ed. Saraiva, 2013.